terça-feira, 30 de julho de 2013

Prevenção - um assunto do seu interesse.



     Como eu já disse e repito, eu me proponho aqui a produzir textos que permitam uma compreensão até ao mais simples leigo. Este espaço está reservado para que você compartilhe um pouco sobre este assunto para aquele que possa se beneficiar e talvez, começar a pensar sobre este tema. Em linhas gerais, prevenção é um conjunto de procedimentos que tornam possível antecipar às consequências de uma ação, no intuito de prevenir seu resultado, corrigindo-o e redirecionando-o por segurança. Segundo o dito popular, um homem precavido vale por dois. Este conceito que nos dá entender que é uma ação que parte de uma pessoa perspicaz e  prevenida, no entanto, na sua prática, ainda é um termo semelhante a uma nova palavra de língua estrangeira que precisa se abrasileirar, pois quando pensamos em prevenção, podemos assemelhar este ato a uma antecipação, para que um determinado evento se cumpra sem problemas e atropelos, tais como preparar-se para um parto, para uma viagem, para entregar a Declaração de Imposto de Renda; é provável que sejamos conhecidos entre outros países, um dos que mais seus habitantes deixam as coisas para ultima hora.
     Como aqui nossa praia é sobre envelhecimento saudável, seria um terrível contra senso cogitarmos numa prevenção ao envelhecimento, alias, tudo relacionado ao futuro é o que mais inquieta aqueles que preferem não pensar a médio e longo prazo mas apenas no momento presente. Por esta razão é necessário pararmos e pensarmos com carinho sobre o que temos feito para que nos próximos 30 ou 40 anos, tenhamos um envelhecimento saudável. Segundo a Organização Mundial de Saúde, morre-se muito mais se doenças crônicas do que de doenças infecciosas, pois a distração para com os cuidados com a saúde, provocam doenças, devido a elevadas taxas de triglicerídios, colesterol LDL, glicose, hábitos sociais nocivos, má administração do tempo, envolvimento com produtores de stress e quadros depressivos e transtornos diversos.
     Prevenção não é necessariamente presa a uma cultura, mas a condição e o conhecimento adquirido para melhorarmos e muito, não só nossas condições de saúde no futuro mas também um sentimento de pertencimento, inteligência e proatividade, visto que prevenção de acidentes, de doenças e  pessoal, norteiam para um futuro com melhor qualidade de vida, ou seja, um envelhecimento com o melhor bem-estar possível. Prevenção é uma escolha consciente, é uma questão de disciplina e de uma ótima concepção de si mesmo, pelo qual vale o esforço investir, este antecipar-se em seu próprio favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário